Através da união de alguns amigos residentes do Ibura, bairro da zona Sul do Recife, que dançavam individualmente ou participavam de outros grupos (mais conhecidos pelo seguimento como CREW), surgiu a Step Evolution, formada por pessoas que tinham o desejo de expressar seu corpo e sentimentos através do Breaking, intencionados em desenvolver a arte não só como meio de distração e entretenimento, mas como ferramenta de transformação social e pessoal da comunidade.
Munidos de conhecimento histórico do Hip Hop, a Step Evolution desenvolve em suas performances, movimentos e fundamentos tradicionais da “TRUE SCHOOL”(Verdadeira Escola), mesclando as suas técnicas a novos elementos da cultura e das danças populares nordestinas.
O grupo surgiu em 8 de julho de 2009 e já participou de diversas apresentações nacionais e internacionais, dando destaque ao “Battle Of The Year – America Latina” em 2011, ao “Festival Internacional de Dança” em 2014, a “Mostra Brasileira de Dança” em 2016 e ao “Festival de Inverno de Garanhuns” em
2018. Em sua formação atual, o grupo segue dando andamento às suas ações e atividades artísticas e socioeducativas junto ao “Projeto Cidadania no Morro”, ao qual o grupo é criador e responsável pelas suas eventualidades.
O diálogo, a disciplina e a determinação fazem parte da formação do grupo, que propõe difundir as Danças Urbanas e Populares de maneira ousada e própria.
Bairro do Ibura/Cohab, Comunidade de Três Carneiros Alto na Quadra de Esporte Buraco da Gata.
Cultura Hip Hop; Cultura Negra; Cultura Popular; Dança; Educação e processos próprios de transmissão de conhecimentos; Desenhos, grafismos, xilogravuras e outras formas de expressão simbólica; Comunicação Popular; Arte Educação.
300 pessoas
Dentro das ações a qual desenvolvemos com o grupo de danças urbanas Step Evolution Crew destacamos o Projeto Cidadania no Morro. Esse projeto desenvolve palestras, oficinas e apresentações culturais. Atendemos o público de jovens da comunidade de Três carneiros Alto e Baixo e comunidades vizinhas, além da comunidade escolar, com o intuito de resgatar os jovens da ociosidade. Para realização deste projeto contamos com alguns parceiros, tais como: Terno da Mata, Cores do Amanhã, Associação Metropolitana de Hip Hop-PE, Iburarte, Sindicatos dos Correios, Amtc1980, Escola Senador Antônio farias, Escola Bernadete Teixeira, Timba Feshion, Loja Então, Nordestreet, Federação Pernambucana de Breaking.
Apresentação artística/cultural; Oficina; e Palestra.