Foi fundado no ano de 1997 como uma companhia de dança, enquanto maracatu percussivo.
Objetivo: enriquecer a cultura, incluindo a juventude de dentro e de fora da comunidade, afastando da ociosidade, através de projetos culturais socioeducativos, enfrentando a intolerância em todos os segmentos, fortalecendo a cultura do Maracatu enquanto patrimônio cultural. A Nação Maracatu Leão da Campina realiza atividades em outros estados e intercâmbio cultural, promovendo
junto a juventude, o aconselhamento e a importância da educação e do aprendizado. Também, realiza oficinas, sendo elas: percussiva, adereços, costuras e confecção de instrumentos.
Atuamos na cidade do Recife-PE e Região Metropolitana. Com a ajuda dos nossos afilhados atuamos também em Estados brasileiros e Europa tais como: São Paulo, Brasília, Minas Gerais, Manaus, Alagoas, dentre alguns países da Europa.
Artesanato; Audiovisual, CDs, cinema, vídeo ou outros meios eletrônicos e de comunicação; Design; Culinária/Gastronomia; Cultura Negra; Cultura Popular – Carnaval; Dança; Fotografia; Música; Patrimônio; Tradições; Vídeo; Rituais e festas tradicionais; Educação e processos próprios de transmissão de conhecimentos.
800 pessoas
Através da percussão, trabalhamos para manter as nossas crianças e adolescentes longe da ociosidade. Promovemos ações por conta própria, fazendo entregas de cestas básicas, dentre outras, com a ajuda dos nossos afilhados e colaboradores.
Não temos um público-alvo, procuramos atender a população em geral com os nossos eventos: Mameto Acarajé, festival de músicas e comidas sagradas de matriz Africana; e Que Baque é esse, projeto para desenvolvimento de percussão, culinária e confecção.
Apresentação artística/cultural; Exposição; Oficina; e Palestra.